Jogo da memória explora substantivos coletivos em Imbituva
Proposta lúdica na aula de Língua Portuguesa proporcionou diversão e aprendizado no quarto ano D da Escola do Jardim Tangará
Publicado: 05/05/2025, 12:40

O quarto ano D da Escola Municipal do Jardim Tangará, em Imbituva, da professora Karla Priscila Biczkowski Monteiro, desenvolveu uma atividade dentro da aula de Língua Portuguesa, de forma lúdica, com objetivo de reforçar o aprendizado sobre os substantivos coletivos. A docente propôs a construção e aplicação de um jogo da memória especialmente elaborado com pares de palavras e imagens relacionadas aos coletivos, como ‘enxame’ para abelhas e ‘esquadrilha’ para aviões.
GALERIA DE FOTOS
“A atividade foi realizada em sala de aula, em duplas e trios, promovendo a interação entre os alunos, ao mesmo tempo em que incentivava a fixação do conteúdo de forma divertida. Por meio da manipulação dos cartões e da associação entre palavra e imagem, os estudantes exercitaram o raciocínio lógico, a leitura, a memória e a concentração”, aponta a educadora.
Para complementar, Karla elenca que a escolha pela atividade lúdica proporcionou um ambiente leve e motivador, reforçando o conteúdo de maneira prazerosa. “O uso de jogos pedagógicos, como o da memória, é uma importante ferramenta de ensino, pois estimula o interesse do aluno, facilita a assimilação dos conceitos gramaticais e promove o aprendizado colaborativo”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Jardim Tangará clicando aqui.